Sabedoria no Falar

05/11/2011 12:47

 

 


    Sabedoria no falar

 

 “Andai em sabedoria para com os que estão de fora, usando bem cada oportunidade.
  A vossa palavra seja sempre com graça, temperada com sal, para saberdes como  

 deveis responder a cada um. Colossenses 4:5-6” ( Almeida Revisada Imprensa Bíblica)

 

              Nessa passagem, o Senhor nos ensina a maneira pela qual devemos viver e nos relacionar com os outros, principalmente com “os de fora”. E em geral, sabemos que na Palavra de Deus, encontramos uma bula preciosa capaz de nos orientar a cerca de qualquer assunto.

             Entretanto, a prática dessa palavra torna-se muitas vezes difícil, por conta da nossa natureza corruptível, que a todo o momento tenta sufocar a manifestação dAquele que habita em nós. Com o fim de trazer à memória a importância de tal exortação, decidi escrever esse pequeno desabafo, sobre o quanto nosso falar pode ser prejudicial ou abençoador.

           Recentemente, flagrei-me em situações nas quais pequei contra o Senhor, andando de qualquer forma, e não atentando diligentemente para o meu comportamento e falar; e isso resultou em magoar algumas pessoas “de fora”. Quando me dei conta de tal acontecimento, muito me entristeci, pois fui totalmente reprovável, e permiti que a carne falasse muito mais alto que o Espírito. Todavia, algo de bom surgiu de tal constrangimento e tristeza – posto que a tristeza segundo Deus, como a própria Palavra diz, produz arrependimento para a vida! Toda essa situação levou-me a dobrar os joelhos diante do Senhor, suplicando por sabedoria, não só para os que são “de dentro”, mas também para os que são “de fora”. Clamei ao Senhor para que me ensinasse o que dizer, e também em que momento dizer algo. Confesso que tal passo é árduo para se galgar, pois o coração do homem, como o provérbio diz, é terra de estrangeiro; ou seja, nós temos o péssimo hábito de julgar o outro a partir do que somos, e muitas vezes fazemos brincadeiras desnecessárias, pensando: “Se fosse comigo, eu não me magoaria com isso”. Porém, muitas vezes esse procedimento resultará em inimizades criadas por motivos tão banais! Então, clamei ao Senhor, pedindo que me concedesse sabedoria para não mais magoar os que estão a minha volta com o meu falar. Supliquei por discernimento para responder exatamente e tão somente aquilo que seu Santo Espírito desejasse falar por mim!

         Em suma, o intuito desse desabafo é que ao lê-lo, nós possamos sempre ter a reação de nos prostramos diante do Altíssimo, pedindo misericórdia e sabedoria para remirmos o tempo, e não  desperdiçarmos as oportunidade de darmos bom testemunho de fé!

       Que o Senhor coloque um guarda à porta da nossa boca, para que só saia dela palavras agradáveis e temperadas com sal! (Amém).  RSP


"Abre senhor os meus olhos para que eu veja as maravilhas da tua lei" Salmo 119:18