Dons e ministérios

12/05/2015 00:38

          Estamos vivendo um tempo conturbado onde as congregações cristãs, ou que se dizem cristãs estão lotadas de pessoas supérfulas e egoístas. Igrejas cheias de heresias crescendo e contaminando o povo, que falto de conhecimento opta por permanecer na ignorância e por ser conduzido por todo lado por todo vento de doutrina. E nesse mesmo ambiente surgem heresias e meninices que acabam por dilacerar as ovelhas mais débeis que tanto precisam de cuidados de um bom pastor.

         Uma das meninices que permeiam às igrejas evangélicas deste século é a super ênfase em somente alguns dons específicos e ministérios específicos como se fossem mais importantes que outros. Tomem por exemplo o dom de profecias, revelações, visões. Muitas são as instituições evangélicas deste século que supervalorizam tais dons. E não é preciso adentrar uma igreja neopentecostal para averiguar isso! Posso afirmar que mesmo em igrejas cristãs sérias, não são poucos os "irmãos" que  supervalorizam outros irmãos cujos dons estão enquadrados nessa categoria. Parece que a lista dos dezesseis dons que são descritos na bíblia acaba por se resumir por somente dons de profecia, visão, cura e revelações; ou seja, se o irmão não é usado por Deus nessas categorias, ele não entrou no mistério, ele não mergulhou no profundo do Senhor; ou seja, o irmão que não é usado dessa forma é considerado raso pelos outros irmãos que aparentemente são usados dessa forma.

           Indago-me a respeito das muitas passagens da bíblia onde o Senhor nos afirma que um só e o mesmo  Espírito é que realiza todos os dons. Penso, nas muitas passagens que falam a respeito do corpo de Cristo e como cada parte do corpo é igualmente importante. Pondero sobre por que que a igreja atual idolatra os irmãos que receberam certos dons, considerando-os como superiores a outros irmãos que não possuem os mesmos dons. Reflito sobre as  inúmeras vezes que vi muitos irmãos usarem  seus "dons" para afirmarem que Deus queria que os outros irmãos fossem mais no profundo, que saíssem do raso... fico imaginando o que seria esse raso... Raso é aquele que recebeu do Senhor o dom da misericórdia ou o dom da ajuda? Raso seria o irmão que recebeu o dom do ensino ou o dom de repartir? Por que? Onde está essa base na bíblia? De onde vem tal ensinamento se não do pai da mentira que adora promover divisão no corpo de Cristo?  De onde vem tal ensinamento se não daquele que é o pai da vaidade e orgulho? Vamos vigiar Igreja!  Quanto mais perto de Deus alguém está, mais tal pessoa se sente um nada pois vê o quanto é imperfeita! 

          Os tempos são maus e já não há mais tempo para perdermos com meninices!  É tempo de deixarmos nosso eu de lado e clamarmos ao Senhor para que de fato nos faça um só! Um só corpo, um só espírito! Precisamos deixar de lado os arrepios, e emocionalismos baratos e mergulharmos é na Palavra de Deus e verdadeiramente nos Rios do Espírito. Precisamos é ter o outro em maior honra do que nós mesmos, como nos ordena a Palavra de Deus!!!Pois aquele que verdadeiramente é cheio do Espírito Santo não consisdera o coração melhor do que o pé, ou o pulmão melhor ou superior ao dedo da mão. Quem está cheio do Espírito entende perfeitamente que todo dom é gratuito e foi dado pelo Espírito Santo, não por merecimento, mas para um fim proveito: o bom funionamento de todo corpo, que bem ajustado cresce para glória de Deus!   

        

     


"Abre senhor os meus olhos para que eu veja as maravilhas da tua lei" Salmo 119:18