Como devemos buscar a Deus?

27/06/2015 20:38

Como devemos ouvir a Deus?

            Em meio às muitas vozes que existem nesse mundo, a correria e o estresse que invade a vida de todos nós, ouvir a voz do Senhor tornar-se muitas vezes uma tarefa árdua e quase que uma missão impossível.  Muitos cristãos alegam que o Senhor está mudo e que não responde mais às suas orações. Entretanto, a Palavra de Deus nos indica em muitas passagens, que a maneira pela qual nos aproximamos do Senhor, as intenções do nosso coração e pensamentos, bem como pecados não confessos e sem arrependimento, podem impedir que o Senhor fale/responda às nossas orações.  Então, como um cristão deve buscar a presença de Deus? Como  podemos ouvir o Senhor falar?

          Como ponto de partida, devemos refletir sobre que prioridade nós damos à presença de Deus em nossas vidas. Como nos relacionamos com o Senhor? Lembramo-nos dele somente ao deitarmos para dormir?  Lembramo-nos do Senhor somente quando estamos em situações de perigo, clamando por proteção e livramento? Ou quando queremos fazer uma lista interminável de pedidos e bênçãos?  Deus não é um supermercado onde você se dirige apenas quando precisa de alguma coisa! E nem uma delegacia de polícia para onde você telefone quando se sente ameaçado e em perigo! Deus tem prazer em abençoar os seus filhos e guardá-los de todo mal; porém ele é o nosso Pai, e como tal deseja ter um relacionamento de intimidade com seus filhos! E qual pai gostaria de ter um relacionamento onde seus filhos somente o procurassem quando precisassem de algo? Deus nos ama infinitamente mais que um pai pode amar a seu filho! Portanto, priorize-o em todo tempo! Porque Jeová repreende ao que ama, Assim como o pai ao filho no qual se deleita.  (Provérbios 3:12)

           Não obstante, provável é, que haja aqueles que aleguem que amam ao Senhor e o buscam diariamente, porém não conseguem ouvi-lo falar. Necessário é, nesse caso, examinarmos a nós mesmos para que possamos averiguar se não há algo de errado: se não há pecados escondidos e não confessos, se não há más intenções no nosso coração, se não há raiz de amargura que tenha brotado de relacionamentos quebrados com nossos irmãos, se não falta de perdão, e outras coisas desse tipo.  O Senhor é Santo, e deseja que sejamos santos também! Santificai-vos e sede santos; pois eu sou Jeová vosso Deus. Levítico 20:7

            Por último, mas não menos importante, é o fator “como estou buscando a Deus na prática. O Senhor estabeleceu um caminho e atitudes que devemos ter ao buscar a sua presença. Em êxodo 19:5-6 O Senhor disse a Moíses: Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha. E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel.  Ora, há nesses dois versículos informações valiosíssimas!

        Primeiramente, o próprio Deus nos indica a maneira pela qual devemos ouvir a sua voz:  “se diligentemente ouvirdes a minha voz”. O que seria ouvir diligentemente? De acordo com o dicionário, diligência é um substantivo feminino que significa interesse, cuidado, zelo ou urgência.  Ou seja, não podemos procurar a Deus, e tentar ouvi-lo de qualquer maneira! Devemos estar  sedentos, interessados, atentos, zelosos, cuidadosos, urgentes pela sua presença e pela sua voz! E vemos isso quando Ele mesmo nos instruiu na passagem que está no livro de Jeremias 29:12-13: Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.

      Em segundo lugar, devemos “guardar a aliança do Senhor”! Devemos procurar guardar as palavras do Senhor, não somente meditando nelas, mas procurando obedecê-las! Pois não há proveito alguma para quem medita na Palavra, mas não a obedece:

 

1) Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. João 14:21

2) Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; Mateus 7:24

3) Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. 1 João2:4

4) O que guardar o mandamento guardará a sua alma; porém o que desprezar os seus caminhos morrerá. Provérbios 19:16

 

     Por último, êxodo19:5-6  revela as consequências da obediência ao Senhor: “ me sereis um reino sacerdotal e povo santo” – seremos filhos que ouvem o seu Pai, sabem de seus planos, são dirigidos por ELE e refletem a sua glória!

        Em suma, essa pequena reflexão tem por objetivo estimular em nós o temor ao Senhor, o desejo de estar com ele, ouvindo a sua voz e seu comando, e vivendo de forma que traga alegria e glória ao coração de Deus, nosso Pai. Portanto, deixo por fim um mandamento do Senhor Jesus que está em Mateus 6:33 : Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
 

 

 

 


"Abre senhor os meus olhos para que eu veja as maravilhas da tua lei" Salmo 119:18