Perdendo para ganhar

27/01/2011 20:18

 Perdendo para ganhar

 

Autoria: RSP

                Em um domingo muito frio, pela manhã, um jovem rapaz voltava de sua igreja após um culto abençoado! Ele caminhava pelas ruas, pensativo, meditando em todas as novidades que havia aprendido sobre Jesus naquela manhã. Seu pastor havia pregado que no Reino de Deus, tudo era o contrário do que predominava aqui no nosso mundo. E esse jovem rapaz, batizado pelo nome Victor, aprendeu que para ser Vitorioso (significado do seu nome), ele deveria se tornar um perdedor! Porém esse conceito novo muito o entristeceu porque Victor era um atleta e jamais tinha perdido uma única competição até a presente data! Como poderia ele, depois de tantos anos de esforços e dedicação simplesmente abrir mão da vitória! Ah, vitória! Algo que para ele possuía um valor indescritível, algo que estava muito além do que muitas pessoas poderiam se quer imaginar! Mas então, Victor, recém convertido ao cristianismo, aprendera que se quisesse ser um vencedor no Reino de Deus, deveria se tornar um perdedor nesse mundo! Oh! Dilema cruel para um atleta! Como abrir mão da glória, dos elogios, do primeiro lugar no pódio?

            Duas semanas se passaram quando finalmente o jovem rapaz se confrontou com uma situação na qual, pela primeira vez, ele teria que perder para ganhar! Um colega de escola, que inúmeras vezes o perseguiu com piadinhas sobre sua nova religião,  assim que bateu o sinal da última aula, enfurecido com Victor (sem o menor motivo) correu em sua direção e o desafiou para uma luta. Os colegas da escola que estavam ao redor, ficaram entusiasmados, pois sabiam o quanto Victor costumava adorar esse tipo de desafio, como ele sempre derrotava os seus oponentes. Então todos olharam na direção de Victor esperando o momento pelo qual ele diria: “To dentro!” Entretanto, alguns instantes se passaram e Victor somente olhava para seu oponente e para os colegas que estavam ao seu redor e nada respondia. Imagino eu o quanto de informação deve ter passado por sua mente nesse breve momento: a vontade de vencer mais um desafio, de se tornar uma vez mais o “Bam Bam Bam”, o medo de recusar e ser arrazoado por todos os colegas,  a má fama que isso lhe traria. Mas penso que em meio a todos esses pensamentos, um  outro tomou lugar de destaque em sua mente: o culto no qual ele aprendera que no Reino de Deus era necessário perder para ganhar.

         Depois de dois minutos Victor olhou ao seu redor, sorriu e olhando novamente em direção ao seu oponente, declarou: Não lutarei esse combate, pois tenho uma outra batalha muito mais importante para vencer!   Todos que estavam na cena ficaram chocados e não conseguiram entender a reação dele! Seu oponente deu boas gargalhadas e o insultou com muitos palavrões  e nomes indecorosos. Todavia, Victor a nenhum deles fez menção de responder. Ele virou suas costas pra multidão e caminhou em direção ao seu ponto de ônibus.

         Naquela manhã, aquele jovem havia finalmente entendido o que seu pastor havia pregado naquela manhã fria de domingo! Victor aprendeu que ele deveria lutar um combate muito mais importante que os outros que ele havia lutado até então; ele compreendeu que para ser um vencedor no Reino de Deus, ele deveria ser forte o suficiente para derrotar o seu próprio EU!

         Amados, que Deus nos dê a sabedoria e força para crucificarmos o nosso Eu na cruz!

          Meditação: Leia Mateus 5: 38-48


"Abre senhor os meus olhos para que eu veja as maravilhas da tua lei" Salmo 119:18