Adoção - amor incondicional de Deus

18/11/2011 12:40

 

Adoção - amor incondicional de Deus

 

                 Havia no Iraque um menino chamado Lo-Ami, que era órfão e desprovido de amor e sustento. Ele havia perdido tudo, quando tinha apenas sete anos de idade.  Lo-Ami  morava numa rua escura e muito perigosa e dormia por muitas vezes ao relento. Muitas vezes matou sua sede em poças de água de chuva, misturada a lama.

                Havia também nas redondezas, um ancião, conhecido por sua caridade e favores, cujo nome era Heeren. Este senhor era muito rico e possuía muitas moradias, as quais ansiava deixar por herança para seus herdeiros; porém, todos os seus filhos o haviam abandonado, e isso lhe causava muito sofrimento.

               Num belo domingo, estava Heeren a passear pelas ruas quando avistou Lo-Ami, deitado na lama, chorando e tremendo de frio. Ele não pensou duas vezes, mas correu ao encontro do menino, colocou-o em seus braços e levou-o para sua casa. Chegando lá, deu-lhe banho, vestimentas novas e uma deliciosa refeição quente e nutritiva. Lo-Ami nunca experimentara tamanho amor e cuidado e, portanto, ficou grato a Heeren.

              Não obstante a caridade prestada, Heeren quis que o menino falasse sobre sua triste história e como havia acabado nas ruas. De pronto, Lo-Ami pôs-se a contar seu passado entre muitas lágrimas e sofrimento. Foi então, que muito comovido,  Heeren o tomou em seus braços e perguntou-lhe: 

       __  Você gostaria de ser meu filho e desfrutar de todo o meu amor, favores e proteção?

Sentindo um calor no peito, o coração batendo acelerado e lágrimas escorrendo pelo rosto, o pequeno Lo-Ami aceitou o pedido de Heeren, e esse o adotou!  Além disso, Heeren colocou em seu dedo anelar um anel de ouro, o qual possuía o brasão de sua família gravado. Esse brasão era uma prova que Lo-Ami já não era mais um pobre abandonado e sem futuro, mas ao contrário, possuía sangue nobre, e era filho de alguém muito importante.

          Com o passar dos anos, Lo-Ami cresceu e aprendeu a administrar os negócios de seu pai Heeren. Ele se tornou expert em muitas áreas da grande empresa de seu pai. Contudo, entre os muitos afazeres e compromissos, Lo-Ami se ausentou da companhia de seu querido pai por muitas vezes e por períodos que iam cada vez mais e mais aumentando. Longe de casa, Heeren que tanto amava, protegia e aconselhava seu filho, entristecia-se pelo seu distanciamento.

        O tempo passou e foi para Lo-Ami  algo que custaria muito caro. Num trágico dia de sexta-feira, o jovem rapaz encontrou um colega de rua, chamado Duivels, que já não via por muitos anos. Esse, rapidamente notando que Lo-Ami estava bem de vida, o invejou e maquinou tornar-se seu amigo mais próximo! Esse plano sucedeu perfeitamente, e com o passar dos meses, e abomináveis conselhos de Duivels,  Lo-Ami  se afastou completamente do convívio de seu querido pai, passando mais tempo com seus afazeres e saídas noturnas com seu velho amigo de rua.

Todavia, mesmo possuindo total capacidade de administrar bem os negócios de seu pai, Lo-Ami passava tantas horas em festinhas e bebedeiras, que deixou a direção da empresa nas mãos de pessoas menos capacitadas!

       Chegando ao fim daquele ano, a ruína e a falência chegaram à empresa que Heeren havia construído com seu suor e sangue! Lo-Ami, desesperado, recebeu a carta da falência da empresa e do despejo da mansão onde habitava. Desnorteado, procurou a ajuda de seu querido amigo Duivels, e lhe contou tudo que acontecera. Esse, porém, fitando-o com desprezo e arrogância, riu-se por dentro e lhe disse:

          ____ Mas tu eras tão competente e sábio! Como podes perder tudo?! Perdestes tudo porque é adotado! E sendo adotado, não eras filhos de verdade! Se filho fosse, deveras não terias perdido tamanha herança! Não passas de um ninguém! Para ti não há mais esperança!! Não há mais o que fazer!!! Não te restas mais nada a não ser voltar para a sarjeta donde costumavas mendigar o pão! E deixando-o sozinho partiu para sua viagem de férias.

         Lo-Ami, humilhado e solitário, estava mais uma vez deitado na lama da antiga rua que tanto o havia feito sofrer! Com o olhar perdido, ficou deitado pelos cantos daquela rua! Passou dias, chorando, amargando muitas lágrimas de arrependimento; perguntando-se como podia ter chegado a tal lamaçal depois de ter conhecido o amor de Heeren. Seu estômago roncava pois não tinha dinheiro nem para comprar um pedaço de pão!

         Ao passar de dois meses, quando a esperança parecia nunca mais acordar, Lo-Ami avistou um senhor que se aproximava a passos vagarosos e constantes em sua direção. Com os olhos embaçados de tanto chorar, não conseguia distinguir a sua face, porém não parava de fitá-lo caminhando para cada vez mais perto!  Após mais uns passos, ele finalmente chegou e oferecendo sua mão direita, gentilmente, exclamou:

         Meu filho! O que foi que fizeram com você?!!  E pegando-o em seus braços, Lo-Ami , entre soluços explicava o que acontecera e pedia incessantemente perdão a seu pai, que  ia-lhe limpando a lama do rosto, e envolvendo-o em seu paletó para aquecê-lo.  Porém Lo-Ami, não conseguia se perdoar por ter perdido tudo que o pai lhe confiará. Após longos minutos de muito pranto e abraços sem fim, o pai o ergueu sobre as suas pernas e lhe disse:

        Filho meu, meu amor por ti é incondicional! Não há nada que possas fazer para mudá-lo! Sei que tu cometeste um erro, e vejo o arrependimento sincero no mais profundo do teu coração! Saiba que antes que vieste a receber a carta de falência, eu já havia tomado ciência de tudo, e de pronto decidi vir em teu resgate! Quando te adotei, não foi pelo teu mérito ou qualquer talento que possuías! Adotei-o por filho, pois o amei desde o primeiro instante! Portanto, aqui estão tuas dívidas quitadas! Todas elas! Tua dignidade, tenho restaurado e para minha mansão te levarei! Então Heeren e seu filho amado foram embora daquele lugar de pranto e dor! Ao chegar em sua mansão Heeren então mais uma vez afirmou para seu filho:

 ____ Lo-Ami: “Tu és meu povo!!! E Lo-Ami por sua vez exclamou: e Tu és o meu Deus.”  Heeren lhe concedeu vestes novas e seu amado filho aprendeu que nunca mais deveria se afastar da amorosa presença de seu querido pai!

Autoria: RSP

Releia trocando os nomes abaixo pela tradução

 

Os nomes das personagens vieram do Holandês e significam:

Heeren = Senhor/ Deus

Duivels= diabo

 

Lo-Ami vem do Hebraico e significa “tu não és o meu povo.”  Passa a ter nova tradução, dada pelo próprio Deus, por intermédio do profeta Oséias no cap 2 para:  “Tu és meu povo.”

Textos usados:

Oséias 1:09 e Oséias 2:23

 


"Abre senhor os meus olhos para que eu veja as maravilhas da tua lei" Salmo 119:18